terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

MOGI DAS CRUZES: PM impede furto de cabos telefônicos


A Polícia Militar impediu um furto de fios telefônicos em Mogi das Cruzes na madrugada desta terça-feira (25). De acordo com a PM, cinco homens tentavam levar 3 mil metros de cabos. Uma pessoa foi presa e quatro estão foragidas.

Segundo a PM, policiais faziam patrulhamento de rotina na Avenida Japão, na altura do Conjunto Santo Ângelo, por volta das 2h, quando viram cinco homens puxando um fio em um trecho extenso da avenida. Eles fugiram quando viram a viatura, mas a PM prendeu um suspeito, de 26 anos.

De acordo com a polícia, ele contou que um conhecido ofereceu 150 reais para ele ajudar a puxar o fio. A PM informou que esse tipo de cabo fica em tubulação subterrânea e os suspeitos precisaram entrar no bueiro para retirá-los. Até as 8h, o boletim de ocorrência ainda era registrado no 2º Distrito Policial. O caso deve ser registrado como furto qualificado.

A Telefônica Vivo informou que enviou uma equipe técnica para restabelecer o serviço de telefonia dos clientes  nas proximidades da Avenida Japão. O serviço foi interrompido devido ao furto. A empresa completou que "também é vítima de furto de cabos, mas o maior prejudicado é o cliente, que fica sem os serviços fixos de voz e internet. Por isso, adota  medidas de prevenção, entre elas a instalação de alarmes e braçadeiras de aço próximas aos cabos, colocação de travas nos chassis de caixas subterrâneas. Com apoio das autoridades da área de segurança, a empresa vem adotando medidas que possam reduzir essa prática."

A empresa ainda informou que de janeiro a dezembro de 2013 foram furtados 2.025 quilômetros de cabos telefônicos da operadora em todo o Estado de São Paulo. Desse total, 5,91% (119,7 quilômetros) referem-se à cidade de  Mogi das Cruzes. Segundo a Vivio, assim que o furto é detectado, equipes técnicas realizam os reparos no menor prazo possível. Em todos os casos a empresa registra boletim de ocorrência. 

A Telefônica Vivo oferece o telefone 0800-144-444 para receber, com total sigilo, denúncias específicas da população sobre furtos de cabo. 

Nenhum comentário: